A distinção “Cidade Europeia do Vinho 2018”, mais que um desafio, é o reconhecimento de um território e do labor das suas gentes, adegas cooperativas, quintas produtoras e milhares de pequenos agricultores, graças aos quais é possível produzir uva e vinho de qualidade. A cultura do vinho faz parte da identidade coletiva destas comunidades, do seu património cultural e garante do seu futuro.

 

Objetivos da “Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras e Alenquer”

Torres Vedras e Alenquer representam duas Denominações de Origem (DOC) da região de Lisboa, possuindo uma forte tradição na cultura da vinha e do vinho, que se pretende manter e defender. Com esta participação conjunta visa-se assumir uma estratégia comum de desenvolvimento e dinamização da economia e turismo local.

As atividades vitivinícola e o enoturismo são centrais para o desenvolvimento económico da região, quer através da produção de inúmeros vinhos de elevada qualidade, reconhecidos nacional e internacionalmente, quer nos investimentos em unidades turísticas que acrescentam à produção vitivinícola a componente turística de elevado valor acrescentado. Território (s) de secular tradição vitivinícola, Torres Vedras e Alenquer envolvem os seus recursos, dinâmicas, infraestruturas, equipamentos e serviços na presente candidatura, tendo como principal objetivo potenciar sinergias com os agentes económicos de ambos os municípios.

 

 

A RECEVIN
A Rede Europeia das Cidades do Vinho – RECEVIN é a entidade que atribui anualmente a distinção “Cidade Europeia do Vinho”. A RECEVIN é a ferramenta que defende a uma só voz os interesses das administrações locais europeias economicamente ligadas ao vinho. Ao mesmo tempo, fornece uma plataforma comum para trocar experiências, contatos e parcerias. A RECEVIN tem o apoio das Associações Nacionais do Vinho presentes na maioria dos 11 países membros da rede (Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia), que resultam na em cerca de 800 cidades em toda a Europa.

PARCEIROS PRODUTORES

Adega Cooperativa da Labrugeira
Adega de Azueira
São Mamede da Ventosa
Dois Portos
Adega da Murnalha
Adega de Carvoeira
Adega Mãe
Associação de Agricultores de Torres Vedras
Associação para a Valorização Agrária
Bonifácio
Casa Santos Lima
Encosta da Vila
Félix Roxa
Galantinho
Interaves
Melícias
Quinta da Almiara
Quinta da Barreira
Quinta da Boa Esperança
Quinta da Casa Boa
Quinta da Folgorosa
Quinta da Viscondessa
Santos e Santos
Vale da Capucha
Vinhos Camarnal

PARCEIROS TURISMO

Restaurante Adega do Miguel
Hotel Areias do Seixo
Associação Comercial e Industrial de Alenquer
Bate Boca
Boca Santa
Búzios Good. Times
Cantinho do Páteo
Dolce Clube Aventura
Dolce Campo Real
Hotel Golf Mar
Hotel Santa Cruz
Moinho do Paúl
Taberna Napoleão
Noah Surf House
Organik
Radio Station Bar
Roots
Rotas do Oeste
San Pietro
Freguesia da Ventosa
Vimeiro Clube Aventura
Vitiscape
West Shuttle
WineMeTours
Your Cultural Escape

logo2-footer

BARRA-LOGOS-out_CEV